Pode ser que você queira ir bem numa prova, melhorar suas notas ou até mesmo se aprofundar num assunto que te interesse. Em todos os casos, criar uma rotina de estudos é importante!
Manter esse hábito ajuda a melhorar o seu desempenho, além de ser uma fonte de satisfação por si mesmo.
Sendo assim, siga o passo a passo das dicas abaixo:
- Avalie o seu dia a dia
Antes de tudo, é necessário avaliar o seu dia a dia, considere os seguintes pontos:
- Você ainda é estudante, tem se dedicado aos estudos por conta própria ou frequenta um cursinho?
- Você já trabalha?
- Quais outras atividades ocupam o seu tempo? Esportes, cuidados com a casa, lazer, etc.
Ter em mente todas as atividades que você pratica durante a semana ajudará no momento de estruturar o seu horário de estudos. Crie um calendário semanal e inclua nele as suas obrigações, assim, você poderá se organizar melhor.
- Estabeleça um local para estudar
O ideal que o espaço onde você estuda seja o mais silencioso possível, tenha uma mesa que proporcione conforto, não possua distrações, ter uma boa conexão com a internet (mas nada de redes sociais, ok?), possuir todos os materiais necessários e por fim, ser bem iluminado e arejado.
Caso sua casa tenha muita gente ou movimento, opte em estudar em bibliotecas, pode ser até na casa de um amigo, apenas tomem cuidado para não se distraírem.
- Monte um cronograma para as disciplinas que deverão ser estudadas
Após a criação do calendário semanal, acrescente também as matérias que pretende estudar por dia. Tente intercalar disciplinas em que você tem mais facilidade com aquelas que te exigem mais esforço.
- Estude sempre no mesmo horário
Manter horários fixos para cada uma de suas atividades é ótimo, faz com que o seu cérebro se acostume a realiza-las.
- Tenha alcance todos os materiais necessários
Procure sempre manter tudo por perto, seja um livro, caderno ou até mesmo um copo d’agua. Isso evita que você precise se levantar direto e perca tempo.
- Evite distrações
Esqueça as redes sociais, televisão e tudo que tire a sua concentração. Foque no seu objetivo, do contrario, você não terá os resultados que deseja.
- Cuide do corpo
Pratique exercícios físicos e se alimente de forma correta. Por incrível que pareça, tudo está integrado e um bom desempenho intelectual também depende do aspecto físico.
- Faça pausas
Pausas e momentos de lazer são necessários em seu cronograma. Relaxar a mente é imprescindível para recuperar o fôlego e voltar com tudo aos estudos. Porém é importante saber dosar quais atividades serão feitas, e se elas serão benéficas para esse período.
Uma dica é utilizar as pausas para realizar atividades físicas, além de distrair a mente, também liberam hormônios que potencializam a sensação de bem-estar e deixam a sua mente mais calma.
- Separe um tempo para revisões
As informações adquiridas em um dia de estudo são extremamente frágeis precisam ser constantemente reforçadas. A chamada curva do esquecimento é severa ao apontar mais de 50% de perda somente nas primeiras 24 horas.
Ou seja, também é de extrema importância realizar revisões periódicas. As soluções, nesse sentido, são as mais diversas como reler resumos, elaborar mapas mentais, criar flashcards ou utilizar um aplicativo para responder questões de prova.
- Defina objetivos e metas claras
Estabeleça metas diárias que possam movê-lo para seus objetivos, como estratégias para cumprir as exigências. Como por exemplo, o que precisa ser feito hoje para concluir um exercício sem atrasos?
Desejamos a você sucesso na sua rotina de estudo!
Fonte: https://www.aprendizlegal.org.br/noticia/dicas-como-criar-uma-rotina-de-estudos-que-funcione