Nesta quarentena precisamos nos reinventar e descobrir coisas novas e divertidas para fazer sem sair de casa, não é mesmo? Às vezes brincar sozinho é bom para a individualidade e criatividade da criança, mas juntar a família e aproveitar o momento pode ser mais prazeroso, ainda mais quando a brincadeira é em forma de aprendizado. Trouxemos algumas dicas de brincadeiras envolvendo matemática para tornar o aprendizado mais brincante.
- Desenho e colagem:
O desenho, além de estimular a criatividade, ajuda a criança a conhecer formas e analisar objetos. Você pode pedir para o pequeno desenhar seu objeto favorito na casa e contar quantas cores ele tem.
Esta atividade também trabalha espaço e forma, ajudando no aprendizado de contornos.
- Quebra-Cabeça:
Jogos de raciocínio são bons para estimular o cérebro. Assim, com paciência, a criança terá mais facilidade de realizar cálculos matemáticos. Além disso, nesta brincadeira também é utilizado sequência e coordenação no agrupamento das peças, explorando as habilidades das crianças desde pequenas.
- Computador:
Para aprender sequência, tamanho, geometria e contagem, alguns jogos como: labirinto, caça ao tesouro e exploração, entre outros, podem ajudar. Se utilizarmos a tecnologia a nosso favor, ela pode ser uma grande amiga para a educação dos pequenos.
- Jogos de tabuleiro:
Deixando o computador de lado. Jogos de tabuleiro são ótimos para jogar em família. Estes jogos são ótimos para estimular raciocínio e lógica. Exemplo: Jogo da velha, Ludo, Damas, Xadrez.
- Receitas:
As receitas são um belo jeito para ensinar sobre pesos, medidas, comparações e aprimorar os conceitos básicos (adição, subtração, divisão e multiplicação). Experimente fazer uma salada de frutas, assim seu pequeno aprende matemática e hábitos saudáveis também.
Fonte: https://leiturinha.com.br/blog/10-atividades-para-ensinar-matematica/
Foto: www.pixabay.com.br